segunda-feira, 26 de abril de 2021

DÚVIDAS FREQUENTES DOS PAIS E MÃES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUÊS

 


DÚVIDAS FREQUENTES DOS PAIS E MÃES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUÊS


O prazo para matrícula no curso de português como língua de herança / língua materna para o ano de 2021-2022 encerra no próximo dia 30 de abril, sexta-feira. A matrícula é automática para quem já está matriculado, mas para o restante, moradores de Espoo e Kauniainen, deverá ser feita pelo Wilma ou por formulário (no link abaixo). 

2021-2022 será meu 5o ano letivo como professor em Espoo, então posso dizer que acumulei alguma experiência sobre o assunto. Por isso, resolvi criar esta lista de perguntas frequentes, para ajudar os pais a se decidirem e também a argumentarem com seus filhos, o porquê de eles estudarem a língua de origem do pai e/ou da mãe ou, no caso das crianças que migraram, qual a importância da continuidade do estudo do seu idioma materno.



1 - Para quem se destina:

É um curso de português e de cultura lusófona, destinado a crianças do ensino fundamental filhas de brasileiros, portugueses, angolanos, moçambicanos e de outras nacionalidades lusófonas. Espoo aceita alunos de Kauniainen também.


2 -  Qual variante do português é ensinada: 

O professor é brasileiro (filho de Sírios que migraram nos anos 50 para o Brasil, por isso o nome diferente), portanto o português que uso para falar é o brasileiro, e não creio em falsear isso, não seria legítimo. Porém, eu sei da importância de os alunos de outras variantes poderem aprender as questões mais prementes, como o uso do TU e os pronomes relacionados; vocabulários específicos (autocarro/ônibus - telemóvel/celular - gelado/sorvete, etc.).  Para me ajudar com isso, busco conteúdos em áudio, vídeo e texto onde sejam utilizadas as variantes específicas da língua. Mas sempre, sempre, conto com os aportes e sugestões dos pais.


3 -  Por que a criança nascida na Finlândia deve aprender português?

O aprendizado da língua materna ou de herança não tem a ver apenas com falar o português, mas com a identidade. Não importa onde a criança nasça, parte de sua identidade está conectada com as suas raízes. Compartilhar essas raízes com parentes e outros falantes de português traz um tipo de satisfação interna muito preciosa. A ruptura com essas raízes, por outro lado, pode ser motivo de sentimentos como a inadequação. Minha experiência pessoal como filho de imigrantes Sírios no Brasil me mostrou muito disso que falo. Lá não existe um projeto governamental de ensino da língua de herança a estrangeiros, e por conta das circunstâncias eu pude aprender apenas o árabe falado dentro de casa. Acredito que esta experiência me ajude na conexão com meus alunos.


3 - Como é a distribuição de alunos por nacionalidade? 

Conforme levantamento feito no início do ano, temos cerca de 30% de alunos de origem portuguesa, e quase 70% de origem brasileira. Somente um aluno angolano foi matriculado este ano, e nenhum moçambicano ou de outras nacionalidades lusófonas.


4- Como é a distribuição por idade e nível? 

Espoo utiliza uma distribuição por idade, mas não por nível. O ensino fundamental (peruskoulu) é dividido em 1. - 6. anos e 7. - 9. anos. Na prática, é difícil conciliar as atividades dos alunos com os dias de aulas disponíveis, e muitas vezes temos alunos de 1.o ano com alunos do 7.o, o que é um dos maiores desafios pedagógicos que encontramos nesse tipo de ensino. No entanto, e por conta da pandemia ter nos obrigado a estarmos on-line desde março de 2020, foi possível separar melhor os grupos. Então, temos quatro turmas: uma de 1. e 2. anistas, uma de 3. - 4 anistas, uma de 4. - 6. anistas, e uma de 6. - 9. anistas. Eventualmente tenho alguns alunos em classes fora do seu perfil etário, mas são casos isolados. Quando necessário, entrego tarefas diferenciadas dentro da mesma sala.


5 - Há aulas para o Eskari (esikoulu/ pré escola)? 

Não haverá no próximo ano. Outros professores tiveram grupos de alunos do Eskari, mas este ano novos alunos só serão admitidos a partir do primeiro ano.


6 -  O que se espera dos pais dos alunos de português?

A participação ativa dos pais é fundamental para o sucesso das aulas de português como língua de herança. Eu espero que o aluno encontre em casa um ambiente que o estimule a falar, que o ajude a estudar, que crie oportunidades para o uso da língua. Espero também que os pais me corrijam quando eu estiver errado, especialmente aqueles que falam uma variante do português que não é a minha. Espero ainda que os pais tragam para a aula sua vivência pessoal: um feriado português ou angolano significativo ou então falar sobre uma dança, comida, roupa ou qualquer outra coisa que remeta à terra natal. Ainda, digo que vou tentar estimular seus filhos e filhas a perguntar a vocês o porquê de terem migrado, quem deixaram lá, como é o nome da cidade, estado, região de origem e, o que há por lá, como são as coisas. 


7 - O que se aprende nas aulas?

Por termos 1,5 hora por semana, eu tenho uma abordagem que visa estimular a curiosidade pela cultura, ao mesmo tempo que busca fornecer instrumentos para melhorar o nível de português que o estudante possui em si. Passaremos pelas classes de palavras (substantivo, verbo, adjetivo, etc.), por ortografia e os erros mais frequentes, pela pronúncia dos sons mais difíceis, como dígrafos e encontros consonantais, sons nasais, acentuação, etc. Eu busco focar no que vai trazer um incremento na qualidade do uso do idioma. Fazemos muitos exercícios de compreensão de áudio e texto, além de escrita e leitura. Como já foi dito, utilizo vídeos e áudios, mas também jogos educacionais, como o Kahoot, que é bem aceito pela maioria dos alunos como uma opção divertida de aprendizado.


8 - O ensino em 2021-2022 será presencial ou à distância?

Na realidade, por conta do Coronavírus não há ainda uma definição clara. O que posso afirmar que todas as opções estão sendo consideradas - ensino presencial, à distância e híbrido -  e Espoo está certamente preparada para qualquer um dos três. Os professores recebem treinamentos específicos, equipamento e possuem plataformas e softwares à disposição. Os alunos de Espoo possuem um e-mail próprio que permite o acesso a ambientes seguros. Utilizamos Google Classroom + Google Meet, além de uma gama variada de aplicativos educacionais que viabilizaram a continuidade do ensino depois de março de 2020. Durante este ano, os professores tiveram momentos em que puderam retornar ao ensino presencial, mas como os pais dos meus alunos preferiam, em sua enorme maioria, que ficássemos on-line, Espoo acatou sua decisão.


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