quinta-feira, 1 de maio de 2008

Laurice deixa o Líbano

Foi a primeira a acordar naquele dia de outono de 1957. As malas todas prontas, o início de uma vida nova e todas as dúvidas na cabeça não deixaram o sono vir. Alice, a irmã caçula de Laurice, partiria com ela. Seu marido, Yourghaki, o seu Jorge, como ficaria conhecido no Brasil, tinha ido na frente, para conseguir moradia e trabalho. Todos da família acompanhariam-nas ao porto. Enfrentar as fotos e se atirar ao mar, levando consigo os filhos Claude, 6, Súria ,4, e Saad, 3, além da irmã, 10 anos mais nova que ela, parecia uma tarefa maior do que poderia suportar. Mas não era. O tempo diria que Laurice sempre foi mais forte do que pareceu aos olhos pretensiosos de alguns, a despeito de seu aspecto frágil e de certa rudeza de Yourghaki. Naquele dia, porém, Laurice chorou e rumou para um futuro incerto, em uma época em que as mudanças bruscas não faziam parte da cansativa rotina da humanidade.
Ao cruzar a ponte e se debruçar na amurada do navio acenando para sua família, Laurice sabia que dificilmente tornaria a ve-los. Havia agora um oceano entre eles... no entanto, não era a primeira vez que se separava de seus pais e irmãos. Casou-se com Yourghaki aos 14 anos, praticamente arrancada da infância, como era o costume. Aprendeu a ser a esposa de Yourghaki na marra. Mas aprendeu que cada posição tem seu poder e seu calar, e praticou os dois.



2 comentários:

Alex Hajjar disse...

meu avô era libanês e eu não sei nada sobre meus familiares que estão no Brasil ou lá no Libano,gostaria muito de obter informações sobre todos eles.
ps:gostei muito do seu blog vc esta de parabéns.

Babel Hajjar disse...

Oi Alex. Obrigado por ter lido. Qual era o nome do seu avô? Talvez eu tenha algumas indicações...
Os parentes mais próximos do meu pai, que imigrou em 1958, vieram da SÍRIA, não do Líbano, era um tio dele chamado Messias Pedreiro (Pedreiro = Hajjar) e que morou em Anápolis-GO, curiosamente um homônimo do meu avô, Issa (Messias) Hajjar. Eu vou depois confirmar essa história com minha mãe, mas se não me engano o Messias era pai do Daud, Ibrahim e Hanna Hajjar. Esse pessoal é da mesma região que meu pai, a aldeia chamada Bedada, perto de Safita, no estado de Tartous.

Sei que existe Hajjar no Líbano mas não os conheço, e sei que existe Hajjar cristão e muçulmano...

Qual o nome dos seus pais e avós?

Abraço!